São Paulo F.C



Vacinação contra Covid-19 no Estádio do Morumbi será suspensa

Drive-thru não funcionará a partir deste sábado (6/3), até nova determinação dos órgãos de Saúde

Drive-thru

Por Lara Mota/saopaulofc.net

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (6/3) a suspensão da vacinação contra Covid-19 nos postos drive-thru, incluindo o Estádio do Morumbi. Foram vacinados no plano de imunização da capital 90% dos grupos prioritários até esta sexta-feira (5), segundo nota oficial.

Com essa decisão, as equipes de saúde que estavam trabalhando no Morumbi serão remanejadas para o atendimento em unidades de saúde da cidade.

Segundo a secretaria, o sistema drive-thru voltará ao normal em data a ser definida. O governo do estado de São Paulo deve anunciar na próxima segunda-feira (8) o novo calendário de vacinação, com a inclusão de uma nova faixa-etária.

Confira a íntegra da nota oficial:

Vacinação contra a Covid-19 avança na capital 
Até o dia 4 de março, o município de São Paulo aplicou 882.110 vacinas, sendo 678.649 com a primeira e 203.461 com a segunda dose

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que vacinou 90% dos grupos prioritários até esta sexta-feira (5), no plano de imunização contra a Covid-19 na capital. A Campanha imunizou 95% dos idosos na faixa-etária de 80 a 84 e mais de 90% entre 77 e 79 anos. 

Com isso, a partir deste sábado (6), as equipes dos drive-thrus serão remanejadas para o atendimento nas unidades de saúde que concentram mais de 90% da vacinação na cidade de São Paulo. O sistema drive-thru voltará ao funcionamento normal a partir do anúncio da vacinação da próxima faixa-etária que será divulgada pelo governo do estado na segunda-feira (8).

As 82 UBSs que têm o sistema de drive-thru continuam aplicando normalmente as vacinas, assim como os 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e os três centros-escolas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os idosos podem procurar por uma das 82 UBSs/AMAs integradas para a imunização. 

Até o dia 4 de março, o município de São Paulo aplicou 882.110 vacinas, sendo 678.649 com a primeira dose e 203.461 com a segunda.

Nesta sexta-feira (5), até as 17h, os 14 drive-thrus terão vacinação para os idosos acima de 77 anos, além de oferecer a segunda dose da vacina exclusivamente para pessoas que receberam a primeira dose em um dos drive-thrus da cidade.

A SMS recomenda, quem for tomar a segunda dose devem procurar a vacina nas UBS no período da tarde, quando o movimento é tradicionalmente menor.

RecomendaçãoA SMS recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Critérios para a imunização
Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município, até o momento: 
•          Idosos (com mais de 77 anos - a partir de 3/3/2021);
•          Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
•          Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
•          População indígena vivendo em terras indígenas;
•          Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);
•          Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa: prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599; 
•          Profissionais Sepultadores, Veloristas, Cremadores e Condutores de Veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Segunda dose
Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.No site vacinasampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru: http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

Serviço 
A Vacinação contra a Covid-19 na capital
468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Os endereços das unidades podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

UBSs com sistema drive-thru
Horário: 8h às 17h
Veja aqui a lista com os endereços dos postos drive-thru nas UBS’s da capital: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=308495. 

AMAs/UBSs Integradas
Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados
Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/lista_ama_integrada_covid.pdf.

17 SAEs: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/istaids/index.php?p=245171

Três centros-escolas
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
1. Centro-Escola Barra Funda - Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283, Bom Retiro
2. Centro-Escola Geraldo de Paula Souza - Av. Dr. Arnaldo, 925, Sumaré
3. Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Av. Vital Brasil, 1.490, Butantã