Nascido em Sinop-MT, Igor Vinícius começou a carreira nas categorias de base do Santos - clube que defendeu entre 2010 e 2017. Na Baixada Santista, conquistou títulos durante o processo de formação, como o Campeonato Paulista Sub-17 (2014).
Em 2017, sob o comando do técnico Dorival Júnior, foi integrado ao elenco principal e disputou duas partidas. Após a passagem pelo Santos, o ala seguiu para o Ituano e disputou o Campeonato Paulista de 2018. Presente, foi o segundo jogador que mais atuou pela equipe do interior no estadual: disputou 11 dos 12 duelos do time na competição.
As atuações pelo clube de Itu despertaram o interesse da Ponte Preta, que acertou a sua contratação para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2019. Igor Vinícius foi um dos grandes destaques da competição: com seis passes certeiros para gols, o ala foi o quarto maior assistente do torneio.
Presente em 30 dos 38 jogos da Ponte Preta no torneio, o lateral fez parte da campanha que quase resultou no acesso da equipe campineira à elite do futebol brasileiro – o clube ficou no quinto lugar e brigaram pelo G4 até a rodada final.
A regularidade do jogador chamou a atenção do Tricolor, que acertou a contratação do ala para a temporada 2019. O ala agarrou a chance no São Paulo e foi um dos destaques do time. Assim, o clube acertou a contratação definitiva do atleta a partir de 2020.