Natural de Blumenau (SC), Tiago Luis Volpi teve passagem pelas categorias de base do Fluminense e foi revelado pelo São José, de Porto Alegre (RS). Em 2011, foi emprestado para o Luverdense, clube do Mato Grosso.
As boas atuações chamaram a atenção do Figueirense, que o contratou em 2012. Não demorou muito tempo para Volpi se tornar ídolo em Santa Catarina. Ao lado do atacante Pablo, em 2013, ele foi fundamental na conquista do acesso do Figueira para a Série A do Brasileiro. Em 2014, faturou também o Campeonato Catarinense e foi um dos destaques do Figueirense no Brasileirão, mantendo o time na elite.
A ótima temporada foi coroada com a transferência para o Querétaro, do México, que já havia investido na contratação do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. Entre 2015 e 2018, Tiago Volpi rapidamente se tornou ídolo da torcida, líder e capitão da equipe, entrando para a história do clube ao faturar os inéditos títulos da Copa do México em 2016 e da Supercopa em 2017.
Em diversas publicações especializadas, Tiago Volpi foi considerado um dos melhores goleiros dos últimos anos no México, sempre despertando o interesse de grandes clubes. A vontade do atleta em atuar pelo São Paulo, aliada ao desejo de voltar a jogar no Brasil, foram determinantes para Volpi selar sua ida para o clube do Morumbi.